(De) Feridos

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Importância da fromação

A formação dos professores é um tema que tem ocupado um lugar central no debate acadêmico, ao mesmo tempo em que se faz cada vez mais presente em programas de governo e nos meios de comunicação. Esse destaque se dá especialmente a partir da década de 90, marcada por várias reformas, entre elas a da educação básica e da formação de seus professores. Esse fato tornou relevante investigar o conteúdo da inovação, especialmente no tocante ao professor de educação infantil.

Torna-se objeto de reflexões, no contexto mais amplo da discussão intensificada nas duas últimas décadas, envolvendo a recuperação da especificidade do profissional do ensino, de seu papel no processo ensino aprendizagem e na qualidade da ação da escola.

A relevância da questão acentua-se a partir dos anos 90, com as novas definições
legais e demandas sociais acerca da função da educação infantil e da função do profissional responsável. O que devem saber os educadores para participarem da produção ou implementação de projetos pedagógicos de qualidade que atendam às especificidades dos educandos, possibilitando o desenvolvimento multifacetado do
aluno em sua totalidade.
Segundo Guiomar Namo de Mello, Ninguém facilita o desenvolvimento daquilo que não teve oportunidade de aprimorar em si mesmo. Ninguém promove a aprendizagem daquilo que não domina, a constituição de significados que não compreende e nem a autonomia que não pôde construir. a autora analisa a formação inicial do professor e sua inadequação diante da sociedade atual e das exigências da LDB vigente, sugerindo mudanças inovadoras. Ela discute o que denomina de "simetria invertida": o professor em sua formação vive um papel oposto ao que ele está se preparando para desempenhar. Isto traz conseqüências fundamentais: é preciso que o professor experimente, enquanto aluno, aquilo que ele deverá ensinar a seus próprios alunos. Caso se deseja que o professor desenvolva nos alunos a capacidade de relacionar teoria e prática, é preciso que tal relação também esteja presente em sua própria formação.
As mudanças na formação docente têm por objetivo formar um "profissional reflexivo", cuja atuação seja ao mesmo tempo inteligente e flexível, capaz de refletir sobre sua própria ação. Por fim, defender a implementação de um sistema nacional de credenciamento de cursos de formação de professores e de certificação de competências docentes e de suma importância além de sua reciclagem contínua.
"Ensinar é uma atividade relacional: para co-existir, comunicar, trabalhar com os outros, é necessário enfrentar a diferença e o conflito. Acolher e respeitar a diversidade e tirar proveito dela para melhorar sua prática, aprender a conviver com a resistência, (...) fazem parte da aprendizagem necessária para ser professor."
"Mas ensinar é também uma (...) atividade altamente determinada por fatores que escapam ao controle de quem ensina. O projeto educativo e a ação cotidiana, a intenção e o resultado na sala de aula, na escola, no sistema e na política educacional sempre guardarão alguma distância, maior ou menor. Ensinar, portanto, exige aprender a inquietar-se e a indignar-se com o fracasso sem deixar destruir-se por ele."
Guiomar Namo de Melo

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